domingo, 10 de abril de 2011

Marina Silva aprendeu a ler usando a usando a matemática



            Marina Silva aprendeu a ler “fazendo cálculos matemáticos”. É assim que ela define a maneira como decorou as letras e aprendeu a formar palavras. Nascida no seringal Bagaço, colocação Breu Velho, a 70 quilômetros de Rio Branco, capital do Acre, a ex candidata à presidência do Brasil não freqüentou a escola antes dos 16 anos. Quando jovem, foi para a cidade tratar de uma doença e resolveu fazer Mobral, um curso de alfabetização para adultos.
           - Quando entrei na sala de aula, a professora estava ensinando os fonemas. E eu fiz um cálculo matemático na minha cabeça. Vi que ela formou a palavra banana e tive um “insight” [esclarecimento]. Pensei: é assim, aprende as letras e soma o som delas. Fui para casa aprender o som das letras para somar esses sons.
           Ela critica a falta de presença do poder público no Acre. Diz que teve sorte, mas que a maioria das pessoas de sua região não teve acesso à educação. Por falta de escolas nos seringais, quem mora nas comunidades corre o risco de passar a vida toda sem aprender a ler e escrever.
          O aprendizado só ocorreu porque Marina queria ser freira. Ela conta que sua avó dizia “não existir freira analfabeta”. Durante o tempo em Rio Branco, a candidata morou com um tio na periferia da cidade. Os estudos progrediram com a ajuda de um primo.
           - Meu primo fez o alfabeto no papel e eu fiquei decorando. E comecei a somar. Com 15 dias eu já sabia ler e escrever. Como também já sabia somar, a professora falou “você pode ir para a outra turma”, que equivalia às quatro primeiras séries do primário.
           
           Fonte : http://noticias.r7.com/vestibular-e-concursos/noticias/marina-silva-aprendeu-a-ler-usando-matematica-20110610.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário