sexta-feira, 22 de abril de 2011

Triângulo de Penrose

 Olhe a figura acima. Você conseguiria montá-la de alguma maneira com algum material conhecido?

Pois é! Difícil, não? Mas não se frustre! Essa figura não incomoda somente a você. Na realidade, ela “brinca” com a nossa percepção e perspectiva.


Criada em 1934 pelo artista sueco Oscar Reutersvärd, considerado o “O pai das figuras impossíveis”, foi pioneiro nessa arte. Produziu mais de 2500 figuras, todas em isometria geométrica.


Porém, foi na década de 50, com o matemático Roger Penrose, que a imagem se popularizou sendo intitulada de Triângulo de Penrose. Ele o descreveu como “impossível em sua forma pura” e trocou informações com o famoso artista M. C. Escher, que a retratou em seus trabalhos.


Também conhecido como tribarra, o triângulo de penrose é uma objeto que parece sólido, feito em três barras entrelaçadas que se encontram aos pares nos ângulos retos dos vértices dos triângulos que formam. Não há objeto tridimensional que o represente “... na sua forma pura”, contudo há uma forma de representá-lo em nosso mundo.

1) Observe a imagem:



Esse monumento encontra-se na cidade de Perth, Austrália. É uma representação do triângulo de penrose em concreto. Com 13,5 metros de altura, foi criado por Brian McKay e Ahmad Abas em 1997, para um concurso de revitalização da zona oeste da cidade.

2) Observe:


Esse outro monumento encontra-se na cidade de Olphoven, Bélgica. O monumento, com 3 metros de altura, foi criado por Mathieu Hamaekers em 1995.

Incrível, não? Agora retornamos à pergunta inicial. Como é possível construir esse triângulo se ele é “impossível em sua forma pura”?


Simples! É possível representá-lo de tal forma que, observando-o de um determinado ângulo, seja possível a sua visualização!


Observe, por outro ângulo, os monumentos que acabamos de mostrar:



2) Olphoven, Bélgica:



Simples, porém engenhoso !

Fonte: http://wikiteca.iesb.br/wikiteca/frmartigo/artigo.php?idartigo=298&rand=2060
 



3 comentários:

  1. Impressionante.... nunca imaginei que essas figuras poderiam "existir".
    Minha próxima viagem é para a Bélgica, quero ver isso de perto. KKK

    ResponderExcluir
  2. Ei temnos que dividir a viagem , pois tenho q conferir de perto...rsrsr

    ResponderExcluir