sexta-feira, 20 de maio de 2011

Matemática : Gênio de 12 anos Expande Teoria da Relatividade de Einstein

Caro Profº Wilker e a todos que acompanham esse BLOG, encontrei  um artigo na internet sobre um menino de 12 anos fazendo estudos sobre as teorias de Albert Einstein, é impressionante como ele é um mini-gênio em pessoa, confira a reportagem. Tem um vídeo mostrando esse menino fazendo cálculos, só é uma pena que está em inglês.



Poderia a Teoria da Relatividade de Einstein ser um conjunto de equações matemáticas longe de ser refutadas? Jacob Barnett, do condado de Hamilton, Indiana, que está apenas a semanas de completar 13 anos, pensa que sim. E ele tem as soluções para o provar isto.

Jacob, que tem QI de 170, explicou a sua teoria ampliada da relatividade em um vídeo do YouTube. Sua mãe, Kristine Barnett, que admitiu ter sido reprovada em matemática, fez o que qualquer mãe faria se seu filho gênio começasse a falar o jargão matemático. Ela disse a ele que explicasse a coisa toda lentamente, enquanto ela filmava seu filho explicandar sua visão sobre a teoria.


O mais interessante é que alguns professores do Instituto de Estudos Avançados em Princeton, New Jersey (você sabe, a acadêmica americana daqueles que adoram Albert Einstein, J. Robert Oppenheimer e Kurt Gödel) confirmaram ele está no caminho certo para chegar com algo completamente novo. Por enquanto, eles estão incentivando Jacob a continuar fazendo o que ele gosta de fazer, que é explicar o cálculo usando um marcador de quadro branco e as janelas sala como visto no vídeo acima.

“Estou impressionado por seu interesse pela física e de quanto ele já aprendeu até agora”, escreveu o professor Scott Tremaine, do Instituto de Estudos Avançados, em um e-mail para a família. “A teoria de que ele está trabalhando envolve vários dos problemas mais difíceis em astrofísica e física teórica.” “Quem resolve esses será na linha de um Prêmio Nobel”, acrescentou.

Os pais de Jacob sabiam que havia algo diferente com seu filho quando ele não falou até os dois anos de idade. Ele foi diagnosticado com a síndrome de Asperger, uma forma leve de autismo, então eles pensaram que ele poderia ter problemas na escola. Em vez disso, eles ficaram espantados quando ele começou a resolver quebra-cabeças de 5000 peças aos 3 anos de idade. Aos 12 anos de idade aprendeu sozinho cálculo, álgebra e geometria em duas semanas, e conseguiu resolver até 200 casas decimais do número Pi. Ele deixou a escola na idade madura de oito anos e frequenta aulas de nível universitário de astrofísica avançada desde então.

Agora, Jacob está sendo recrutado pela Universidade Indiana para uma posição de pesquisa remunerada. Imaginamos que ele vá encontrar uma forma fazer sua pesquisa entre seu namoro e partidas de Halo: Reach, um de seus videogames favoritos. Sim, ele pode tocar música clássica ao piano de memória, mas também gosta de assistir a programas no canal Disney e filmes de ficção científica. De muitas maneiras, ele é um típico menino de 12 anos de idade.

Einstein tinha 26 anos quando publicou sua Teoria da Relatividade. Imaginamos que Jacob tem um par de anos para se descontrair e relaxar antes de, finalmente, desmascarar teoria do Big Bang. “Eu ainda estou trabalhando nisso”, disse ele. “Eu tenho uma idéia, mas… Eu ainda estou trabalhando nos detalhes.”



Fonte: NewsFeed

Um comentário:

  1. A teoria que o pequeno gênio tenta "desmacarar" é da relatividade, em que, muito resumidamente diz que o tempo pode passar diferente para duas pessoas, que pode ser explicada pelo paradoxo dos gêmeos.

    Quanto a questão da relação massa x energia....

    Em 20 de novembro de 2008, uma equipe internacional de fisicos do Centro de Física Teórica de Marselha, com o auxílio do supercomputador Blue Gene, confirmou pela primeira vez na prática, que a massa do próton provém da energia liberada por quarks e glúons, provando que a massa provém da energia, conforme teorizado por Einstein há mais de cem anos: E=mc².

    ResponderExcluir