quarta-feira, 22 de junho de 2011

A matemática e o número que você calça


Relação entre o número que você calça e o tamanho de seu pé.
Relação entre o número que você calça e o tamanho de seu pé.
Muitas vezes não entendemos os motivos de se estudar matemática ou quando vamos usar determinada parte do conteúdo e, por isso, nos questionamos: onde a matemática é realmente aplicada?
Inúmeros são os exemplos e situações onde podemos ver o emprego da matemática. Desde o momento em que acordamos até a hora de dormir, estamos sempre fazendo o uso dessa ciência. Quando, ao levantar pela manhã para ir à escola ou fazer qualquer atividade, dizemos “só mais cinco minutinhos”, intuitivamente estamos realizando cálculos matemáticos para averiguar se esses preciosos minutos de sono não ocasionarão um atraso. A tecnologia não estaria tão avançada sem o fantástico auxílio da matemática. Do mais simples ato até a mais sofisticada empregabilidade, a matemática está sempre presente em nosso cotidiano, basta que analisemos as situações que vivenciamos.


Por mais inimaginável que possa parecer, o número que você calça também está relacionado à matemática. Existe uma fórmula que relaciona o número que você calça e o tamanho do seu pé em centímetros.
Vejamos:
S: é o número do sapato.
p: é o comprimento do pé em centímetros.
Assim, se seu pé medir 20 cm, o número do seu sapato será:
 Faça a medição do seu pé e aplique na fórmula acima e verifique se funciona para você também. Bons cálculos.


Um comentário:

  1. Muito interessante esse fato, eu já havia lido alguma coisa sobre isso em um livro de aplicações da matemática do ensino médio, mas não me recordava, essa fórmula é mais precisa para crianças e mulheres, com homens pode haver uma pequena variação, mas nada que a matemática para mostrar que até nosso corpo tem propriedades numéricas, parabéns por todas as matérias publicadas, eu adicionei o seu blog a minha lista, se puder visite o meu blog, também sou filiado à UBM.

    http://gigamatematica.blogspot.com

    ResponderExcluir