sábado, 11 de junho de 2011

Você é curioso??? Então segue uma lista de coisas bem interessantes da matemática.


A palavra “decimal” tem sua origem na palavra latina decem, que significa, dez, ou seja, os agruramentos são sempre feitos de dez em dez. É por esse motivo que usualmente é chamado de sistema de numeração decimal.

A reta e o plano são imaginados como tendo infinitos pontos.

A origem da palavra ábaco não é certa: alguns associam ao termos semita “abac”, que siginifica poeira, enquanto outros acreditam que vem do grego “abax”, que significa placa.

A maneira como escrevemos uma fração data aproximandamente do século XVI.

Número é a idéia que se tem de quantidade.

Numeral é a idéia gráfica de se represntar a quantidade.

Algarismos são os símbolos uitlizados para representar a idéia gráfica, ou seja: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9.

Sistema posicional é a ordem criada para sequenciar os algarismos, visando ampliar a idéia de quantidade.

Base do sistema posicional é a definição do sistema adotado, ou seja, sistema decimal, sistema sexagesimal, sistema binários, etc.

Expressão algébrica ou literal – é toda expressão matemática composta de números e letras, ou somente letras.

Aluno – significa ser sem luz              

Professor – iluminado

A palavra AVOS quer dizer: divisão em partes iguais. Sua origem vêm da palavra oitavos.

Numeração binária (base 2) foi introduzido pelo matemático alemão Gottfried Wilhelm Leibniz.

Significado das palavras: Elipse quer dizer falta, Parábola corresponde a igual e Hipérbole exprime excesso. (Esses nomes foram mesmo usados por Apolônio, que os tirou de uma terminologia pitagórica específica para áreas).

A menaecmus, por volta de 350 a.C., discípulo e sucessor do matemático Eudoxo na direção da escola de Cizico (Ásia Menor), atribui-se a invenção das curvas elipse, parábola e hipérbole, por ele construídas mecanicamente e utilizadas na resolução do clássico problema da duplicação do cubo (problema de Delos).

A palavra “polígono” é formada por dois termos gregos: poli, que significa “vários”, “muitos”, e gono, que significa “ângulos”. Assim, polígono siginifica “vários ângulos”.

A palavra zero vêm do árabe, sifr, vazio, que é tradução do sânscrito súnia. O vocábulo sifr deu, propriamente, cifra em português, isto é, sinal numérico, algarismo. A forma zero vem dos vocábulos zefro e zíifico, sendo esta última encontrada na obra de Leonardo Pisano, geômetra notável que viveu no século XII.

O homem de Vitrúvio representava o seguinte: O homem de braços abertos e pernas fechadas fica inscrito no quadrado. O homem de braços abertos e pernas abertas fica inscrito na circunferência.

Jarda – eixo de simetria do corpo até o dedo médio da mão.

Polegada – equivale a 2,54cm, é a largura do dedo polegar. É através dessa unidade de medida que sabe-se o tamanho da tela de uma televisão ou o monitor de um computador, fazendo essa medida pela diagonal da tela.

O processo egípcio talvez explique a origem da palavra multiplicar na língua latina: multi quer dizer vários e plicar siginifica dobrar. Assim, multiplicar é dobrar várias vezes.

O umbigo é o ponto de simetria e equílibrio do corpo. Se colocado o corpo no potno do umbigo em um  pedestal ou algo semelhante  fica totamente equilibrado.

Denominador quer dizer aquele que dá nome a uma fração.

A origem do símbolo  acima vem da palavra Radiz que, em alemão, significa raiz. A primeira letra dessa palavra (R) deu origem ao sinal  de raiz quadrada.

Origem do sinal da adição: O uso do sinal de + (mais) aparece na Aritmética Comercial de João Widman d’Ezer publicada em Leipzig em 1489. Na Grécia antiga, os gregos indicavam a adição justapondo as parcelas. Os algebristas italianos usavam a letra p no lugar do sinal de +.

Equação em latim  quer dizer “igual”.

Trigonometria – O matemáticoa e astrônomo grego Hiparco iniciou o estudo da trigonometria, no séc. II a. C. Em grego trigonon significa triângulo e metria significa medida. A trigonometria vem ajudando engenheiros, astrônomos, navegantes e aviadores nos últimos vinte séculos.

Perímetro Peri, em grego, significa “ao redor”, e metron significa “medida”.
  

2 comentários:

  1. Olá, Fernando!
    Não sei, se essa postagem para outra pessoa, vai ser tão gratificante o quanto o foi para eu ficar sabendo que... já fui um "corpo negro" um ser sem luz quando era um aluno, depois passei a ser um ser "iluminado" como professor e entendi porque eu, você e outros colegas nos dedicamos tanto aos nossos blogs, é porque buscamos ser... "luminosos", que é para poder afastar as trevas dos conhecimentos das pessoas que buscam a luz!
    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir