domingo, 31 de julho de 2011

Uma questão de matemática


Mais de 1 bilhão de pessoas não têm acesso à água potável no planeta, segundo dados da Unicef. Qual seria a solução, então, para ajudar essas pessoas? A empresa dinamarquesa Vestergaard Frandsen acredita que achou a alternativa para o problema.
A idéia é distribuir entre as pessoas que só têm acesso à água imprópria para o consumo o LifeStraw (algo como canudo da vida, em tradução livre), um produto que purifica a água e que custa cerca de 3 euros. O canudo tem filtros e resinas que matam as bactérias, além de filtrar a água de alguns coliformes fecais.
De acordo com a empresa, o produto deve durar durante um ano ou, então, 700 litros de água. E como esse produto chega até essas pessoas? Por meio de doações. Os interessados em enviar o LifeStraw para populações carentes podem acessar o site e escolher por onde enviar o dinheiro.
Agora, se cada canudo custa cerca de 3 euros, para equipar todas as pessoas que não têm acesso à água potável seriam necessários 3 bilhões de euros (isso, considerando por baixo). Os Engenheiros Sem Fronteiras – têm projetos de tratamento de água em Ruanda. Só com essas estações, que custam entre US$ 15 mil e US$ 40 mil, pode-se fornecer água boa para o consumo a centenas de pessoas.
Fazendo umas contas rápidas, com os 3 bilhões de euros, seria possível construir entre 112.500 e 300.000 estações de tratamento de água.
Qual poderá ser considerado o mais vantajoso?

Fonte: Revista superinteressante

Um comentário:

  1. Olaá, Fernando!
    Eu também, estou preocupado por causa dese problema da falta de água potável para as populações do planeta, pois já atingimos o número de 7 bilhões de pessoas. No meu blog, na página que eu criei com o título... "PENSO, LOGO INVENTO" trato de equacionar o problema da falta de água, através de dois projetos (por enquanto), quais sejam: "O bojo sanitário com ovais de Cassini" e o... "Sistema despoluidor de rios". Se vão emcampar as minhas ideias eu não sei e... só sei que julgo ter apontado umas soluções!
    Mas, qq uma outra solução; como estas que estão na sua postagem são válidas e serão... bem-vindas!
    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir