sábado, 6 de agosto de 2011

Fórmula de Heron de Alexandria

Para se calcular área de um triângulo, é necessário utilizar a fórmula:   
onde b é a base e a altura, mas temos outra fórmula bem interessante, para se calcular a área de qualquer triângulo, utilizando os valores de seus lados, conhecido por fórmula de Heron. 

Heron de Alexandria foi um matemático e inventor grego que viveu por volta do século um antes de Cristo. Em seu principal trabalho sobre geometria, denominado Métrica, Heron enumera diferentes maneiras de determinar a área de regiões triangulares, de regiões limitadas por quadriláteros, por polígonos regulares de três a doze lados, por elipses e área do círculo, bem como o volume de cilindros, cones e esferas. Nesse trabalho se inclui a conhecida fórmula que permite calcular a área de uma região triangular sendo conhecidas as medidas dos seus lados. Vamos então a fórmula:
com
onde a, b e c, são os lados do triângulo
Veja um exemplo:
Considere um triângulo com as seguintes medidas:

Utilizando a fórmula de Heron fica: 

Considerando que sempre o resultado deve ser dado com a grandeza ao quadrado, pois trata-se de área, e envolvem duas dimensões. 
Tente fazer agora com um triângulo que tem medidas 13cm, 13cm e 10cm. Deixe seu comentário a respeito do assunto.

3 comentários:

  1. adorei muito simples de aprender nao tive dificuldade alguma muito obrigada

    ResponderExcluir
  2. Parabens pelo blog, muitooo faciil de aprender põe mais coisas sobre outros assuntoos de matematicaaa qe esse blog vai mais longe doo qe voc pode imaginaar..

    ResponderExcluir
  3. valeo no trabalho de matematica eu tirei 10 graças a vc

    ResponderExcluir