sábado, 20 de agosto de 2011

Você sabia que...

... para distinguir os números positivos dos negativos, os antigos chineses usavam barras de bambu pretas e vermelhas, convencionando uma cor para os números positivos, outra para os números negativos?
... a expressão estar no vermelho indica condição de prejuízo ou de dívida, significando que um indivíduo, empresa, etc. está com saldo negativo?
... a sequóia, o cipestre-calvo Montezuma e o baobá são considerados as árvores que têm o tronco mais grosso do mundo?
... todas essas árvores vivem mais de mil anos?
... a sequóia está praticamente restrita a regiões de reserva como a Parque Nacional das Sequóias, na Califórnia, Estados Unidos?
... o tronco de um dos maiores espécimes de sequóia tem 31,31m de circunferência?
... antes de ser inventado o dinheiro, as pessoas trocavam entre si o que possuíam?
... as mercadorias e os serviços passaram e os serviços passaram a ser comprados e vendidos quando se inventou o dinheiro?
... os gregos antigos foram o primeiro povo a usar moedas com o valor que representavam estampado nelas?
... um dos primeiros indícios de cobrança de juros aparaceu na Babilônia em 2000 a.C.?
... os matemáticos gregos da Antiguidade estudaram três problemas de Geometria que desempenharam papel importante no desenvolvimento da Matemática?
... os três problemas, que ficaram conhecicos como os três problemas clássicos, são a duplicação do cubo, a quadratura do círculo e a trisseção do ângulo?
... a primeira menção ao problema da quadratura do círculo encontra-se no Papiro de Rhind (c. 1650 a.C.)?
... em altitudes acima de 3000 metros, uma pessoa enfrenta problemas como falta de oxigênio, frio, desidratação e radiação solar intensa?
... apesar disso, nativos de regiões ainda mais altas levam uma vida bem adaptada?
... em altitudes de 200 metros abaixo do nível do mar, o ser humano começa a sofrer os sintomas de síndrome nervosa de pressão alta – tontura, naúsea e falta de atenção?
... o limite seguro para um mergulho com gás comprimido é de 30 metros, pois, sob pressão, os gases presentes no ar que respiramos (como o nitrôgenio e o oxigênio) atuam como veneno?
... altitudes negativas são também chamadas de profundidades?
... hoje em dia empregamos números positivos e negativos em muitas situações do cotidiano, mas nem sempre foi assim?
... de acordo com alguns registros, enquanto os chineses, no ´seculo III a.C., e os hindus, no século VII, já tinham conhecimento dos números negativos, nos séculos XVI e XVII muitos matemáticos europeus ainda consideravam esses números falsos ou impossíveis?
... essa desconfiança durou até o século XIX, quando formalmente os números negativos foram considerados uma ampliação dos números naturais?
... das pirâmides do Egito, as três mais famosas são as que serviram de túmulo soa faraós Quéops, Quéfren e Miquerinos?
... a de Quéops foi concluída no reinado de Rededef em cerca de 2580 a.C? Sua altura original era de 146,7 m (atualmente, após a perda de suas pedras do topo e do piramidion, reduziu para 137,5 m), com 230m em cada lado da base, cobrindo pouco mais de 5ha. Estima-se ter sido necessária uma força-traballho permanente de 4000 pessoas em 30 anos para manobrar 2,3 milhôes de blocos de pedra calcária de até 15 t (média 2,5 t), totalizando cerca de 5480000 t e o volume de 2595000 m3. (o livro dos recordes: Guinness. Editora Três, São Paulo, 1999.)
... foi o matemático e filosófo francês René Descartes (1596-1650) que começou a escrever 42, 43 em vez de 4 . 4 e 4 . 4 . 4?
... a escrita dos mesopotâmicos era chamada de cuneiforme porque seus símbolos se assemelhavam a cunhas?
... ainda hoje contamos algumas coisas de 60 em 60, como, por exemplo, a medida de tempo: 1h = 60min; 1 min = 60s?
... no Papiro de Rhind ou Papiro de Ahmes (cerca de 1650 a.C.), umas das maiores fontes sobre a matemática dos egípcios, encontram-se muitos problemas que mostram conhecimento de manipulações equivalentes à regra de três?
... outros povos antigos que utilizavam a regra de três foram os chineses, os hindus e os árabes?
... a regra de três é um procedimento bastante utilizado no dia-a-dia, além de ser fundamental em áreas como comércio, geografia, física e nas ciências em geral?
... o hectômetro quadrado (hm2) é também conhedico por hectare (há)? Então, 1 hectare (há) corresponde a 10000 m2, ou seja, à área de um qurteirão quadrado de 100 m de lado (100 . 100 = 10000).
... o hectare é muito usado para registrar medidas agrárias, como áreas de sítios e fazendas?
... os símbolos da escrita e da numeração egípcia são chamados hieróglifos?
... os egípcios não utilizavam o símbolo 0?
... a construção dos quadrados mágicos sempre foi um passatempo matemáticos muito apreciado?
... na antiguidade, atríbuiam-se poderes sobrenaturais aos quadrados mágicos, acreditando-se que eles traziam sorte e felicidade a quem os possuísse?
... os quadrados mágicos são usados no Feng Shui, arte chinesa que busca a harmonia e o sucesso dentro de um determinado ambiente?
... a palavra primo vem do latim primus, que signfica primeiro?
... a partir dos números primos é que formamos os números maiores do que 1 que não são primos? Veja: 2 é primo e 3 é primo. Com eles formamos o 6 (2.3), o 12 (2.2.3), o 18 (2.3.3), etc.
... o maior número primo encontrado até 2004 tinha mais de sete milhões de dígitos?
... os códigos secretos dos computadores, responsáveis pela proteção de daods, são elaborados com números primos?
... al-khowarizmi é o nome de um dos matemáticos árabes que auxiliaram na divulgação da descoberta dos hindus, e é por isso que os nossos símbolos 0,1,2,3,4,5,6,7,8 e 9 são também chamados algarismos?
... dígito é sinônimo de algarismo e provém de digitus, que em latim significa dedo?
... alguns povos, acostumados com seus próprios sistemas de numeração, não aceitaram imediatamente os algarismos indo-arábicos?
... astronomia, navegação, comércio, engenharia e guerra foram alguns dos campos que fizeram com que esses numerais fossem utilizados, pois eles facilitavam os cálculos, tornando-os precisos e rápidos?
... alguns fabricantes, para garantir maior lucro, reduzem o conteúdo e a embalagem de seus produtos, mas não reajustam os preços? E que esses produtos são chamdos de maquiados?
... mesmo com as determinações dos orgãos de defesa do consumidor de que os estabelecimentos comerciais devem indicar com cartazes quais produtos tiveram o conteúdo das embalagens diminuído, o consumidor continua sendo lesado, porque paga mais por menos?
... o termo perímetro é empregado também em informática (perímetro de rede), em medicina (perímetro cefálico, perímetro de cintura), etc.?
... a medição do perímetro de cintura ou perímetro abdominal pode identificar pessoas com sobrepeso?
... pessoas com maior circunferência de cintura podem desenvolver hipertensão arterial, diabetes e doenças cardiovasculares, além de terem mais dificuldade para executar cotidianas, como vestir-se, subir escadas, carregar pacotes, entre outras?
... alimentação inadequada e falta de exercícios físicos frequentes são causas de obesidade?


Um comentário: