sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Desafio

Diante de uma fonte há dois vasos: um de 7 litros e outro de 5 litros.
Como você faria para medir 4 litros?

3 comentários:

  1. pagaria um vaso extra que estava em casa...

    ResponderExcluir
  2. Vamos lá:
    1-Enchemos o balde de 5 litros, e passamos esses 5 litros para o balde de 7 litros. Ou seja, agora ambos os baldes tem 5 litros.
    2- Sabemos que o balde de 7 litros precisa de mais 2 litros para ficar cheio até a borda, pegamos o balde de 5 litros e vamos enchendo o de 7 litros até a borda. Sobra então somente 3 litros no balde de 5 litros.
    3- Jogamos fora todo o conteúdo do balde de 7 litros, ele fica novamente vazio.
    4- Passamos os 3 litros presente no balde de 5 litros para o balde de 7 litros. Ou seja, agora, o balde de 7 litros possui somente 3 litros ocupados, enquanto o balde de 5 litros fica vazio.
    5- Enchemos novamente o balde de 5 litros, ocupando todo o seu volume, e o jogamos no balde de 7 litros até a borda. Já que o balde de 7 litros estava com 3 litros ocupados, serão necessários somente 4 litros para chegar a borda e enchê-lo completamente sem transbordar, sobrando assim 1 litro no balde de 5 litros.
    7- Jogamos novamente fora todo o conteúdo do balde de 7 litros, e passamos 1 litro do balde de 5 litros para o balde de 7 litros.
    8- Agora, encheremos denovo completamente o balde de 5 litros. Passaremos então o conteúdo dele para o balde de 7 litros, possuindo agora este, um total de 6 litros.
    9- Percebemos que para encher até a borda o balde de 7 litros, é necessário somente mais 1 litro. Então, enchemos novamente o balde de 5 litros, e com ele, encheremos o balde de 7 litros até a borda.
    Conclusão: o balde de 7 litros estava somente com 6 litros ocupados, ao enchermos até a borda gastamos um litro do balde de 5 litros, ficando este, agora com 4 litros ocupados.

    (poderia haver menos disperdício, mas foi o único meio que achei rsrs')

    ResponderExcluir
  3. (*desperdício xD - errinho grave de português no poste acima kkkk')

    ResponderExcluir