segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Prova irá avaliar conhecimento de Matemática de alunos da rede pública

Três milhões de estudantes do Fundamental farão o teste

Brasília - O Ministério da Educação (Mec), entregou o conjunto da Provinha Brasil de matemática a 107.159 escolas públicas de 5.491 municípios do país e abrangerá mais de três milhões de estudantes de escolas públicas matriculados no segundo ano do Ensino Fundamental.

Foto : Carlos Wrede
Matemática é uma das disciplinas que os alunos mais têm dificuldades na escola | Foto : Carlos Wrede
A provinha é composta por caderno do aluno, guias de aplicação, correção e orientações. O teste tem como finalidade avaliar a capacidade do estudante em desenvolver conceitos, resolver problemas de adição, subtração, multiplicação e divisão, reconhecer figuras geométricas, relacionar ordens de grandeza e interpretar gráfico e tabelas.
Segundo a secretária de educação básica do MEC, Maria do Pilar Lacerda, é necessário aprofundar as ações em relação à disciplina, especialmente na formação dos professores.
“A criança tem de terminar o terceiro ano do ensino fundamental sabendo os fundamentos básicos da matemática”, afirma a representante do ministério.

Resultado negativo

A aplicação da provinha é uma tentativa do Mec de intensificar o ensino da Matemática nas escolas da rede pública de Educação no país. No dia 25 de agosto, foi divulgado o resultado da Prova ABC,i niciativa do movimento Todos Pela Educação, do Instituto Paulo Montenegro/Ibope, Fundação Cesgranrio e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) onde foi constatado que somente 42% dos alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental dominam a adição e a subtração e conseguem solucionar problemas envolvendo, por exemplo, notas e moedas.
Participaram do teste seis mil estudantes de escolas públicas e privadas, das 27 capitais.O objetivo era verificar o nível de aprendizado das crianças no início da vida escolar, após os três primeiros anos de estudo.
Do total de alunos participantes, mais de 40% não tinham o aprendizado em leitura esperado para esta fase, ou seja, não dominam atividades como localizar informações em um texto ou o tema de uma narrativa. Em matemática, 57% teve desempenho abaixo do adequado.
 Segundo critérios do Mec, só são avaliados estudantes a partir do 5º ano do Ensino Fundamental. Antes desta fase, o único meio para identificar o nível de aprendizado dos alunos é a Provinha Brasil, exame aplicado pelo próprio professor e serve para que ele possa saber como está o desenvolvimento dos seus alunos. Os resultados não são divulgados.
Com informações da Agência Brasil

Fonte: http://odia.terra.com.br/portal/educacao/html/2011/9/prova_ira_avaliar_conhecimento_de_matematica_de_alunos_da_rede_publica_189489.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário