segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Medo de Matemática: Separe o medo da matemática.



Tem gente que, só de ouvir a palavra matemática, sua frio -  e mesmo assim resolve exercícios e se sai bem em provas. E tem gente que ouve matemática, sua frio e trava. Esses dois grupos diferem em quê?
Uma professora de psicologia da Universidade de Chicago decidiu investigar. Sian Beilock reuniu três grupos de pessoas: as que têm medo de matemática, mas se saem bem; as que têm medo, mas se saem mal; e as que na têm medo nenhum. Usando máquinas de ressonância magnética, ele tem de separar o medo da matemática.
O sujeito com medo de matemática, mas com boas notas, faz isso: antes de realizar uma tarefa, ele se acalma. Respira fundo, reza – realiza algum ritual que signifique “calma; você consegue”. E daí , assim que se sente mais calmo, põe mãos à obra. O sujeito com medo de matemática, mas calmo, põe mãos à obra. O sujeito com medo de matemática, mas com notas ruins, faz o contrário: põe mãos à obra antes de se acalmar, o que só piora a situação. Ao longo dos testes, os três grupos se saíram assim: nota 8,3 para quem têm medo de matemática, mas se acalma antes da prova; 8,8 para quem têm medo de matemática; e 6,8 para quem têm medo de matemática, mas não se acalma antes da prova. “Essencialmente”, diz Sian, “vencer a ansiedade à matemática parece ter menos relação com o que você sabe e mais relação com apertar o cinto de segurança e pisar fundo. Quando você deixa o cérebro fazer seu trabalho, em geral ele faz.”
Sian diz que isso tem implicações para professores e pais: antes de ensinar matemática, é importante ensinar a criança e o jovem a controlar emoções negativas antes de realizar uma tarefa que lhes provoque emoções negativas.


Referência: Revista Cálculo.

Um comentário:

  1. Creio que um dos grandes desafios hoje dos professores hoje é justamente conscientizar que o medo e a ansiedade é algo normal, e o que precisamos é controlar esse medo que tanto atrapalha nos momentos decisivos. Um abraço Fernando.

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