sexta-feira, 5 de outubro de 2012

MATEMÁTICO DO DIA – 04/10 Gheorghe Titeica (1874-1939)

Gheorghe Titeica


Gheorghe Titeica nasceu a 04 outubro de 1874 em Turnu Severin, Romênia e morreu em 5 de fevereiro de 1939 em Bucareste, Romênia.

Titeica foi um matemático com contribuições importantes em geometria. Ele é reconhecido como o fundador da escola romena de geometria diferencial.

Ele mostrou um interesse precoce em ciência, assim como em música e em literatura. Titeica foi um violinista, mas apesar de ter estudado música desde a infância, a considerava apenas como seu hobby. Enquanto estudava na Carol I High School, em Craiova, ele contribuiu para a revista da escola, escrevendo colunas sobre matemática e estudos de crítica literária. Após a formatura, ele obteve uma bolsa de estudos na escola preparatória em Bucareste, onde também foi admitido como aluno do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências. Em junho de 1895, graduou-se com um Bachelor of Mathematics.

No verão de 1896, após um período como professor substituto no seminário teológico de Bucareste, Titeica foi aprovado nos exames de promoção para uma posição de ensino secundário, tornando-se professor em Galati .

Em 1897, a conselho de professores e amigos, Titeica completou seus estudos em uma escola preparatória em Paris. Entre seus companheiros foram Henri Lebesgue e Paul Montel. Em 30 de junho de 1899 ele defendeu sua tese de mestrado sobre o quadro de curvatura oblíqua, diante de uma banca examinadora liderada por Gaston Darboux.

Após o seu regresso à Romênia, Titeica foi nomeado professor assistente na Universidade de Bucareste. Ele foi promovido a professor titular em 4 de maio de 1900, mantendo esta posição até sua morte em 1939. Ele também ensinou matemática na Universidade Politécnica de Bucareste. Em 1913, aos 40 anos, Titeica foi eleito como membro permanente da Academia Romena, substituindo Spiru Haret. Mais tarde, em 1922, foi nomeado vice-presidente da seção científica; em 1928, vice-presidente e secretário-geral em 1929. Titeica também foi presidente da Associação Matemática da Romênia, da Associação Romena de Ciência e da Associação de o desenvolvimento ea divulgação da ciência. Ele era vice-presidente da Associação de Politécnicos da Romênia e membro do Conselho Superior de Ensino Público.

Titeica foi eleito correspondente da Associação de Ciências de Liège e Médico Honoris Causa da Universidade de Varsóvia. Ele era o presidente da seção de geometria no Congresso Internacional de Matemáticos, em Toronto (1924), Zurique (1932), e Oslo (1936). Em 1926, 1930 e 1937, ele deu uma série de palestras como professor titular da Faculdade de Ciências de Sorbonne. Ele também deu muitas palestras na Universidade de Bruxelas (1926) e da Universidade de Roma (1927).

Os trabalhos científicos de Titeica chegam a 400 volumes, sendo a maioria dos problemas de endereçamento da geometria diferencial. Analisando as pesquisas do geômetra americano de origem alemã Ernest Wilczynski , Titeica descobriu uma nova categoria de superfícies e uma nova categoria de curvas que agora levam seu nome. Ele também estudou R-redes no espaço n-dimensional, definido através das equações de Laplace .

Nenhum comentário:

Postar um comentário