terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Significado de Oito ou Oitenta


O que é Oito ou Oitenta:

Oito ou oitenta significa extremos, tudo ou nada. É uma expressão de uso popular e está geralmente associada à personalidade ou ao comportamento de alguns indivíduos.
É utilizada em relação a pessoas que não têm meio-termo ao tomar uma decisão. Por exemplo: “Com fulano, as coisas são oito ou oitenta.” Quando usada neste contexto, significa que fulano não dá muita margem para negociação ou não volta atrás naquilo que disse.
Há outra situação onde a expressão se aplica: quando alguém passa de um extremo a outro sem que, muitas vezes, se vislumbre uma explicação para tal comportamento. Por exemplo: “Ele foi do oito ao oitenta em pouco tempo."
É ainda aplicada a situações onde há apenas duas possibilidades de muita ou pouca intensidade em relação a algo.
É uma expressão antiga e não há relatos sobre a sua origem. Na década de 1970, ganhou alguma popularidade devido a um programa televisivo apresentado por Flávio Cavalcanti. Este apresentador era conhecido por criar expressões e gestos que eram marcantes. No concurso apresentado por ele, os participantes eram questionados sobre temas diversos e ganhavam 8 pontos se não acertassem a resposta na totalidade ou 80 pontos se a resposta fosse exata. Então, na hora de perguntar a resposta ao participante ele dizia: “É oito ou oitenta?”
Fonte:http://www.significados.com.br/oito-ou-oitenta/

Nenhum comentário:

Postar um comentário