quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Proteger a Voz – O que Fazer?

Essa postagem é especifica para meus colegas de trabalho.



Muitos são os mitos e verdades para quem precisa sempre proteger a sua voz. Mas sabe se que nem tudo o que falam é verdade, como a bala de hortelã, gengibre, e outros. Evitar a rouquidão para os músicos é tudo que precisam e para isso devem consumir maça e água. Isso é comprovado por médicos especialistas, o que torna algo que não precisa ter medo justamente por ser indicado por especialistas.

O carnaval é o momento de alegria que as pessoas gritam, falam muito e brincam e podem acabar afetando a sua voz se não tiver os cuidados necessários, em especial para os artistas que usam muito mais a sua fala. A água é importante para todo o corpo, em média deve se consumir em torno de 2 litros por dia, mas no carnaval isso deve aumentar pelo fato da desidratação.

Lesão nas cordas vocais acontecem com frequência quando fala se em carnaval. E a água tem um papel muito importante para evitar isso. Quando bebe água a laringe fica hidratada, assim evitando que ocorre lesões com a sua voz. E a maça ajuda a água a ter mais efeito, pois é um adstringente que limpa faringe e boca, facilitando em grande escala a proteção da garganta. E não somente para isso, mas também acaba soltando a musculatura para quem precisa cantar.

Há mais alimentos e tratamentos que podem ajudar na melhoria da sua voz como: limão com mel, soro fisiológico no nariz, sucos cítricos (laranja, limão), gargarejo com água morna e sal e sopas e chás quentes. O que você precisa evitar é não falar muito por conta da ansiedade, não fazer o aquecimento da voz, isso é sempre preciso antes de qualquer coisa. A bebida alcoólica não deve ser ingerida, assim como fumar não é permitido. Refrigerante, leite e derivado, chá preto e até chocolate pode prejudicar a sua voz.

Portanto, tome cuidado com tudo que irá fazer para não ter consequências graves. Uma pessoa que força muito a sua voz durante uma apresentação e não segue a risca o que foi passado pelo seu médico especialista com certeza terá de enfrentar problemas mais para frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário