terça-feira, 30 de abril de 2013

Cientistas descobrem que conseguimos resolver equações matemáticas e ler subconscientemente


0
Seu cé­rebro pode ler e fazer contas de ma­te­má­tica sem você saber. Já era co­nhe­cido o fato que as pes­soas po­diam ler pa­la­vras iso­ladas mesmo en­quanto a mente está em outro lugar. Agora, pes­qui­sa­dores des­co­briram que somos ca­pazes de ler e com­pre­ender frases in­teiras e até mesmo so­lu­ci­onar equa­ções ma­te­má­ticas en­quanto nossa mente cons­ci­ente está ocu­pada pen­sando em ou­tras coisas.
Ci­en­tistas da Uni­ver­si­dade He­braica de Je­ru­salém (Is­rael), li­de­rados pelo pro­fessor Ran Hassin, fi­zeram uma série de ex­pe­ri­mentos e de­mons­traram que fun­ções re­la­ci­o­nadas com o pen­sa­mento hu­mano, como lei­tura e re­so­lução de equa­ções, não exigem ne­ces­sa­ri­a­mente cons­ci­ência. Para os pes­qui­sa­dores, há uma li­gação in­dis­cu­tível entre o cons­ci­ente e o sub­cons­ci­ente, e os pro­dutos da in­te­li­gência hu­mana podem fun­ci­onar a partir do tra­balho de ambos.
Para chegar a essas con­clu­sões, a equipe usou uma téc­nica co­nhe­cida como Con­ti­nues Flash Sup­pres­sion (Su­pressão Con­tínua do Flash). Com ela, é pos­sível apre­sentar in­for­ma­ções para a parte sub­cons­ci­ente da mente dos in­di­ví­duos.
A téc­nica en­volve a exi­bição de in­for­ma­ções para um dos olhos da pessoa, en­quanto, si­mul­ta­ne­a­mente, o outro olho vi­su­a­liza ima­gens co­lo­ridas. As ima­gens co­lo­ridas chamam tanto a atenção que as ou­tras in­for­ma­ções não são no­tadas. Bem, ao menos cons­ci­en­te­mente.
Em um dos testes, os vo­lun­tá­rios re­ce­beram ima­gens de frases curtas com sen­tido e sem sen­tido para um dos olhos. De­pois, eles ti­nham que dizer as frases que lem­bravam. Os pes­qui­sa­dores des­co­briram que os vo­lun­tá­rios eram mais ca­pazes de lem­brar as frases sem sen­tido do que as ou­tras, in­di­cando que eles ti­nham as com­pre­en­dido sub­cons­ci­en­te­mente.
Seu cérebro pode ler e fazer contas de matemática sem você saber. Já era conhecido o fato que as pessoas podiam ler palavras isoladas mesmo enquanto a mente está em outro lugar. Agora, pesquisadores descobriram que somos capazes de ler e compreender frases inteiras e até mesmo solucionar equações matemáticas enquanto nossa mente consciente está ocupada pensando em outras coisas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário