sexta-feira, 23 de maio de 2014

Grandes mestres do xadrez usam o dobro da capacidade cerebral


Segundo pesquisas recentes, os grandes mestres enxadristas conseguem usar o dobro da capacidade do cérebro, comparados a uma pessoa normal – pelo menos para resolver problemas relacionados ao jogo.
De acordo com cientistas, eles usam as duas partes do cérebro na hora de jogar xadrez, ao contrário de jogadores amadores, que usam apenas um lado do órgão.
Merim Bilalic da Universidade de Tübingen, na Alemanha, usou aparelhos de ressonância magnética para analisar os cérebros de oito enxadristas profissionais e de oito jogadores amadores enquanto eles se concentravam em uma partida de xadrez. Os experts, que eram mais rápidos em resolver os problemas do xadrez, usavam os dois lados do cérebro, enquanto os amadores usavam apenas o lado esquerdo.
Bilalic diz que esperava descobrir que os jogadores profissionais apenas usassem uma versão mais rápida dos mesmos mecanismos cerebrais que as outras pessoas usavam. Mas as imagens dos cérebros revelaram que eles usavam a outra metade do cérebro para analisar outras coisas enquanto se concentravam em um problema principal.
Mas isso não ocorria quando os experts resolviam outro tipo de problema, sugerindo que essa capacidade “a mais” dos enxadristas é limitada apenas a habilidades treinadas.

Fonte: http://hypescience.com/grandes-mestres-do-xadrez-usam-o-dobro-da-capacidade-cerebral/

Nenhum comentário:

Postar um comentário