sexta-feira, 23 de maio de 2014

Técnicas para chutar respostas em provas

destaque
Quem nunca quis saber técnicas infalíveis para chutar respostas em provas do colégio, faculdade ou mesmo concurso? Pois é, elas existem! Chutar respostas é algo natural, basta fazer direito. Não adianta, por mais que você tenha se preparado, é comum ficar nervoso em horas decisivas, como em uma prova de concurso público. Nesse momento parece que nunca teve nada relacionado ao conteúdo em sua mente, não é mesmo? É então que desespero toma conta do candidato.
Então, veja bem, para esses momentos de dificuldades, o Macaco Velho enumera abaixo algumas dicas simples que, comprovadamente, auxiliarão quanto for preciso chutar respostas. Confira a lista, mas não deixe de estudar!

ELIMINAÇÃO

Essa é meio lógica, mas não custa reforçar. A primeira coisa é verificar se na questão existe alguma alternativa de resposta que lhe pareça absurda e, de cara, a eliminar. Isso aumenta em até 25% a probabilidade de acertar, em uma questão de 5 alternativas, por exemplo.

REPETIÇÃO

É preciso conferir se há ou não repetição (normalmente muito semelhantes) de respostas. Se sim, fique ligado porque essas alternativas tendem a estar corretas. Nesse caso, veja se há uma opção em que as palavras ou números repetidos estão reunidos:
A) Cachorro e Cavalo
B) Vaca e Gato
C) Gato e Cachorro
D) Gato e Macaco
E) Cachorro e Macaco
Note que as palavras Gato e Cachorro aparecem mais vezes em todas as alternativas, então provavelmente a resposta correta é a C, pois reúne as palavras mais citadas.

SEMELHANÇA

Alternativas parecidas ou próximas à resposta correta costumam aparecer aos montes em concurso. Se esse caso acontecer em sua prova, preste atenção, porque as alternativas que são muito semelhantes a outras provavelmente estarão corretas.
A) 10,8
B) 15,2
C) 15,5
D) 18,2
E) 20,5
Nesse caso a alternativa B é semelhante ou próxima da C, então provavelmente uma das duas é a correta.

GENERALIZAÇÃO

Nunca, jamais, sempre, completamente, incondicional, ninguém, todos, definitivamente e total são palavras que generalizam. Normalmente alternativas com esses termos têm maior probabilidade de estarem incorretas.

DISTRIBUIÇÃO

De forma geral, as provas são elaboradas de uma maneira sistematizada, para fazer com que as respostas corretas fiquem distribuídas igualmente, conforme a quantidade de alternativas e questões que existem no exame.
Assim, se são 50 questões, com 5 alternativas cada uma, é provável que tenha 10 alternativas A, 10 B, 10 C, 10 D e 10 E. Vale ressaltar que, embora não seja tão eficiente quanto as dicas anteriores, esse detalhe pode ajudar em alguns casos.

LETRA A

Em caso de chute, evite a letra “A”. Isso também não é um método que funcione sempre, mas há indícios de que os examinadores não gostam de facilitar a vida dos candidatos dessa maneira. Assim, é muito raro a resposta correta estar na primeira alternativa.

LETRA C

Esse também é um boato, mas que já funcionou algumas vezes. Há quem diga que os examinadores gostem mesmo é da letra “C”. Então, na dúvida, tente usar a dica 1 (Eliminação) e veja se essa alternativa pode se encaixar na questão.
O vídeo abaixo também trata sobre as mesmas questões. Assista e entenda melhor as dicas:

Fonte: http://www.macacovelho.com.br/tecnicas-para-chutar-respostas-em-provas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário