quarta-feira, 16 de julho de 2014

Brasil conquista cinco medalhas em Olimpíada de Matemática na África

Estudantes disputaram a 55ª Olimpíada Internacional de Matemática.
Integrantes da equipe da Olimpíada Internacional de Matemática que foram premiados na África do Sul (Foto: Divulgação)
Os estudantes brasileiros garantiram três medalhas de prata e duas de bronze. A competição, que encerrou no dia (13), foi realizada na Cidade do Cabo, África do Sul. 
Com este resultado o Brasil deixou a África do Sul ocupando a 34ª posição no ranking geral por países com 122 pontos. A equipe da China teve a melhor colocação com 201 pontos, seguida pelos Estados Unidos com 193 e Taiwan com 192. 
As provas ocorreram na manhã dos dias 8 e 9 de julho, na University of Cape Town. Nessas datas, os estudantes tiveram 4h30, em cada dia, para resolver três problemas de matemática, inéditos, com valor de sete pontos cada, que somados dão a pontuação final para a obtenção de medalhas. Os problemas da prova, que foram resolvidos individualmente, foram selecionados a partir de diferentes áreas da matemática do ensino médio como álgebra, análise combinatória, geometria e teoria dos números. As provas da IMO são sempre definidas dessa forma para que todas essas áreas estejam representadas.
Os professores Onofre Campos da Silva Farias e Samuel Barbosa Feitosa, membros da Comissão Nacional de Olimpíadas de Matemática, acompanharam a equipe e tiveram a missão de avaliar e defender as soluções dos brasileiros ante o tribunal de coordenação, formado este ano por 48 especialistas, trabalho que foi fundamental na obtenção das medalhas brasileiras.
Uma vez terminadas as provas, a organização do evento proporcionou aos participantes shows de música africana, aulas de dança, palestras com celebridades do mundo da matemática, demonstrações de jogos africanos e duas excursões guiadas, o que ajudou os estudantes a relaxar e transformou o evento numa experiência internacional inesquecível para os jovens competidores
A Olimpíada Internacional de Matemática (IMO) é a mais importante, maior e mais prestigiosa de todas as olimpíadas internacionais científicas do mundo. Realizada desde 1959 durante o mês de julho, cada ano em um país, a competição envolve a participação de jovens estudantes com até 19 anos e que não tenham ingressado na universidade. 
OBM
Fonte: http://www.ligadoagora.com/brasil-conquista-cinco-medalhas-em-olimpiada-de-matematica-na-africa/

Nenhum comentário:

Postar um comentário