segunda-feira, 7 de julho de 2014

O Tangram no design, decoração e arquitetura

Quem nunca brincou com Tangram, tentando montar aquelas imagens? Tenho certeza que muitas pessoas nunca sequer ouviram falar. Uma pena.
O Tangram é um quebra-cabeças que surgiu na China há muitos séculos atrás e possui apenas 7 peças em formas geométricas (dois triângulos pequenos, dois triângulos grandes, um triângulo médio, um quadrado e um paralelogramo), conforme Figura ao lado. O desafio é montar diversas imagens, como as mostradas na Figura 1. E eu te digo: parece, mas não é tão fácil assim.


Inspirados por esse jogo, alguns designers e arquitetos trabalharam na criação de espaços e objetos para o cotidiano. Lopes (2009) nos fornece alguns exemplos interessantes:
Figura 2. Mesa modular de Massimo Morozzi, criado em 1983.
Figura 3. Estante Tangram, montada como o freguês quiser, de Daniele Lago, criado em 2002.
Até uma Casa Tangram foi construída.
Figura 4. Casa Tangram
Embora antigo, o Tangram ainda desafia muitas mentes quando se quer: resolver os quebra-cabeças, incorporar em aulas de matemática ou criar objetos, espaços ou outras coisas úteis para as pessoas.
Fontes:
Lopes, A. J. O perímetro do Tangram e suas aplicações no desenho industrial. Educação Matemática em Revista, ano 14, n. 26, p. 41-45, 2009.
Referência: http://matematicalidades.wordpress.com/2011/09/26/o-tangram-no-design-decoracao-e-na-arquitetura/

Nenhum comentário:

Postar um comentário