quinta-feira, 12 de março de 2015

Dia do Pi


Dia do Pi
Dia 13 de março é o “dia do Pi”, celebrado mundialmente em comemoração à famosa contante matemática. O primeiro “Pi day”, foi comemorado em 1988 por iniciativa de Larry Shaw, um físico do San Francisco Exploratorium.
Pi é a razão entre a medida do contorno da circunferência (qualquer circunferência) e seu diâmetro, o valor é contante (independe do valor do raio da circunferência): pi = 3,14159 .. ,um número irracional (cuja expansão decimal éinfinita e não periódica). Inúmeras são as aplicações de na vida prática, nas atividades profissionais e nas ciências.
A adoção da letra grega como símbolo para representar a contante 3,14 .. foi usada pela primeira vez em 1706 pelo matemático galês William Jones, porém foi o matemático suíço Leonard Euler que a popularizou.
No mundo todo há uma legião de aficcionados pelas curiosidades em torno de seus “mistérios”.
Há mais de dois milênios, quando não existiam calculadoras eletrônicas e computadores (os atuais são capazes de calcular o valor de pi com bilhões de casas decimais), Arquimedes de Siracusa encontrou uma fração bem simples 22/7 cuja aproximação decimal de dava conta das principais aplicações de sua época e diferia do valor real em cerca de 1 centésimo.
Nos EUA o “Pi Day” é comemorado nos dias 14 de março, pois lá é comum que as datas sejam registradas escrevendo o mês na frente do dia, ou seja, 3,14 14 de março. O minuto Pi é comemorado no dia 14 de março às 01:59.
Tudo isto pode parecer uma grande bobagem, mas os professores de matemática sabem muito bem aproveitar a data e as curiosidades em torno do pi para envolver os alunos em atividades matemáticas curiosas, instigantes e interessantes.
No mundo todo ouras datas são comemoradas e aproveitadas para desenvolver atividades matemáticas nas escolas, no Brasil o Dia Nacional da Matemática comemora-se no dia 6 de maio (data de nascimento de Malba Tahan); dia 22 de julho (22/7) é do dia do Pi de Arquimedes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário